segunda-feira, 23 de maio de 2011

Perfeccionismo


Está funcionando bem esse período de auto-descoberta, ou auto-conhecimento. Minha forma de agir, ou de reagir, ou se sentir, tem ficado cada vez mais clara pra mim. Isso me assusta um pouco, mas me sinto mais forte, mais verdadeira.

Estava lendo aqui no blog, postei um dia: "A alergia aparece quando o perfeccinismo fica intolerável", mas não tinha me dado conta do quanto isso é realmente a minha cara. E não só porque minhas alergias estão tão evidentes, um pouco mais a cada dia; porque também, mais evidente que elas, é o meu perfeccionismo, que tanto tem me sufocado. Uma necessidade de estar sempre certa, de fazer sempre o melhor, de não errar, de não fracassar.

Cheguei à conclusão de que não sei abrir mão do controle... contro;e sobre a vida, sobre as pessoas, sobre os sentimentos, sobre o incontrolável! E, mesmo sendo muito "coração",  pondero as coisas em demasia, e daí a minha fama de "racional". Não há nada errado em ponderar, mas faço isso mais do que deveria. É preciso ter o momento de chutar o balde, de se permitir.... de errar!  Mas não, só faço o que é certo, me atenho ao politicamente correto, mesmo que não seja o que eu quero! Abro mão do que quero pelo que é melhor, ou equilibrado...

Os sentimentos? Nossa, sou um desastre pra lidar com eles. Quando dou uma brecha pro sentimento, parece que tudo dá errado... então, fico querendo me manter fora de confusão, controlando tudo por meio de deciões devidamente pensadas. Mas não sei bem o timming disso aí. Então, quando resolvo baixar a guarda, realmente as coisas dão errado e eu fico me culpando por ter me permitido.... e pensando: "tá vendo? Eu deveria ter feito isso, isso e aquilo, sabia que ia dar merda".... (me vejo pensando isso).

Hoje, olhando pra mim, penso: tenho que relaxar mais! Cobrar menos de mim, ser menos perfeita, descer do salto, deixar as coisas fluirem com leveza e naturalidade, ser mais boba e menos politicamente correta, ser mais sentimento e menos razão, perder as estribeiras, morrer de amor, fazer besteira, quebrar a cara, passar vergonha.... errar, levantar e seguir em frente de novo, com alegria, sem que isso me incomode tanto. Preciso aprender a  lidar com o fracasso, com a frustração....

Não há problema algum em fazer papel de bobo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário