segunda-feira, 9 de maio de 2011

Isn't it ironic?


Aprendo muito com a vida cotidiana, com pequenas cenas do dia-a-dia e comentários que se seguem diante das situações e das reflexões. Neste final de semana, não foi diferente. Uma situação particular me chamou a atenção para a diferença entre os universos masculino e feminino; grandes diferenças!

Eu nem posso  falar muito sobre o universo masculino, porque neste eu vivo e convivo muito pouco, por opção e por gosto. Mas, como já disse aqui, a vida tem muitos mistérios... e, por circunstâncias da vida, fui "levada" a deixar de lado essa intolerância e aprender a conviver e a respeitar as diferenças. Vou enfatizar que acho isso bom: nada é por acaso, tudo vem para nos mostrar ou ensinar alguma coisa. Então aceitei de bom grado os desafios a mim colocados, e desde então a minha convivência com os homens aumentou um pouco. Bom, mas isso tudo aí foi só para contextualizar, porque o que eu quero contar mesmo é o caso do final de semana, fato curioso que me fez amadurecer um pouco mais e enxergar com olhos mais brandos as diferenças entre os de Marte e as de Vênus. E estou feliz com isso.

Estava eu em uma festa muito agradável de amigos muito queridos que resolveram se casar. Hoje em dia eu já convivo bem com essas formalidades e esses compromissos sociais, indispensáveis a vida em sociedade. Então, lá estava eu, bem humorada, satisfeita por ter sido convidada para tamanha solenidade, que foi a festa de noivado. Falo solenidade porque representa muito para os noivos, mas na verdade a festa foi muito simples e tranquila, bem do jeito que eu gosto, com conversas e risadas e cerveja gelada e petiscos e muita alegria e chinelo Havaianas.

Acontece que minha amizade com esses queridos amigos surgiu a partir do Pablo, meu digníssimo atual namorado, que é amigo de longa data dos noivos e também dos amigos dos noivos, homens e ogros, hoje todos casados... menos o Pablo, até porque ele ainda não encontrou uma noiva para poder se casar (e o Marcão... que já foi casado uma vez e que hoje em dia deve ter lá os seus traumas, porque namora há 6 anos com a Baixinha, que é uma fofa, e levam vida de casado, mas até então têm deixado as coisas assim, no quase. Mas ele não conta, porque já foi casado uma vez; então é "menos o Pablo"). 

Algumas das queridas esposas dos amigos do Pablo, queridas de verdade, senão nem diria aqui, até porque elas não lêem meu blog e nunca saberão de meus escritos, mas se souberem e lerem, ressalto que são realmente muito queridas e queridos, todos. Mas, ao mesmo tempo, são muito diferentes de mim essas esposas, e nessas ocasiões aparecem com assuntos de casamento e de coisas que pouco me interessam nesse momento, então fico deslocada com os assuntos e acabo saindo de perto delas; menos da noiva e da Baixinha, essas sim são mulheres interessantíssimas, cada uma com seu jeito peculiar, com muita consciência de suas vidas, casadas ou não. São mulheres admiráveis. Mas a noiva, Paulinha, era a anfitriã, e não era possível manter uma conversa com ela por mais de dois minutos, era sempre muito solicitada, ainda mais ela, a cozinheira da festa... cozinheira não, chef! Gastrônoma de verdade e de mão cheia, que fez comidas deliciosas, como sempre. E a Baixinha estava a conversar com as outras esposas e namoradas, porque a Baixinha é uma pessoa tão especial e simples, que se relaciona com todo mundo sempre com a melhor carinha do mundo, animada seja qual for o assunto, e também fica calada e quieta se necessário. Admiro a Baixinha. E nesse contexto, eu não queria mais que as pessoas começassem a perguntar quando é que eu vou me casar, ou me perguntar sobre meu futuro (ainda mais eu, que mal sei do meu presente nos assuntos do coração) e todas essas coisas sobre as quais mulheres criadas para casar e constituir família querem falar. Então, me levantei e fui lá conversar com os ogros, que nunca falam de casamento, nem de relacionamento e nem nada que possa estar relacionado com os sentimentos e relações entre pessoas. Falam de futebol, de mulher gostosa, do Direito (porque todos se formaram juntos - advogados), dos processos e ações, da vida e da sociedade, Bin Laden e tudo mais. Achei que fosse gostar mais do papo, apesar de - como já disse - ter pouca vivência nesse meio aí. Pelo menos não me colocariam em saia justa.

Mas acontece que lá pelas tantas os amigos já não estavam tão legais, estavam bêbados, falando alto, gritando uns com os outros, não conversavam sobre nenhum assunto relevante, aliás, nem conversavam, só grunhiam (é assim que escreve?), riam, gargalhavam, tomavam cachaça, atrapalhavam o discurso dos noivos e todas essas coisas típicas de bêbados chatos que têm muita intimidade uns com os outros. Uma coisa meio animal, totalmente masculina e heterossexual (sem preconceitos, mas é que não vejo isso entre meus amigos gays), dava medo. Juro.

Então eu, que já não conseguia mais interagir com nenhum dos grupos, nem o das esposas casamenteiras, nem o dos ogros, nem com uma criança que lá estava (com a qual pude interagir um pouco, já que adoro crianças, mas que depois foi curtir seu próprio mundinho) ou com sua mãe, que estava ocupada demais com as estripulias de sua cria para arriscar assuntos com qualquer um que fosse, sentei derrotada em uma cadeira um pouco isolada (mas não anti-social), quando Pablo veio falar comigo, perguntou se havia algo errado. "Não, está tudo ótimo!", disse sorrindo. E estava mesmo, não tinha nada de errado com as pessoas... tinha algo de errado comigo, pensei, meio peixe fora d'água. Eu que talvez tenha deixado a arrogância tomar conta de mim, ou tenha me acostumado tanto a conviver com minhas amigas, mulheres modernas e independentes, que tenha esquecido que no mundo real existem pessoas de todos os jeitos, e que não há certo e errado, nem melhor ou pior; há "diferente".

Nessa hora, me sentindo mal por ser tão pouco compreensiva, escuto de um dos queridos amigos ogros, chateado com a esposa por pequenas incompatibilidades na rotina: "mulher é uma DESGRAAAAÇA". Choquei. Fiquei olhando pra ele, mil coisas se passaram pela minha cabeça... e ainda pensei "como assim? Homens são..... são.....", mas nem ousei completar a frase, nem mesmo em pensamentos, porque iria por água abaixo todo meu esforço de tanto tempo para ser "elevada", "evoluída", tolerante, sábia e essas coisas que a gente quer ser quando chega nos 30 anos. Então calei meu pensamento e escutei a explicação dele, que tinha a ver com essas diferenças entre homens e mulheres e com a guerra dos sexos, e me senti mais humana nesse momento, juro. E então tudo ficou tão claro pra mim, percebi que homens não são mesmo criados para gostar de mulher... muitos não gostam de mulher. E não digo isso porque acho que sejam gays e querem se relacionar com homens... não! É porque eles gostam de mulher (do sexo, do corpo...), mas não do universo feminino, da forma que as mulheres pensam e  enxergam o mundo. Não querem conhecer o universo feminino: acham chato, futil, idiota, e todas esses conceitos que aparecem embutidos em piadinhas machistas. E as muheres querem ser compreendidas e respeitadas! E, da mesma forma, nós mulheres não fomos criadas para gostar do universo masculino, e dessa coisa tão animal e primitiva, apesar de sermos criadas para sermos mais tolerantes e a ceder mais que os homens, então muitas vezes aceitamos melhor as diferenças. Observei, e lá estavam as mulheres casamenteiras, sentadas, algumas observando seus maridos, entediadas e embaraçadas pela situação, outras ignorando, mas nenhuma interagindo, compartilhando do momento "ogro" da turminha. Dois mundos distintos precisando interagir, mas totalmente sem jeito para isso, como uma criança que aprende a andar e tropeça, ou que aprende a tocar um instrumento e desafina, sai do compasso. "Por que não nos ensinam a conviver uns com os outros?", poderia ter dito eu em voz alta, mas não disse. Guerra dos sexos é um dilema tão antigo quanto a humanidade.... e esse dilema não é só meu!

"Que coisa", pensei eu, diante de uma verdade que ia de encontro às minhas verdades... verdades que eram contraditórias mas, ao mesmo tempo, complementares.... precisava de todos esses elementos para entender um pouco mais da vida... coisa paradoxal isso. Iroinicamente, de um fato talvez cômico - como são algumas tragédias - surgiu um outro olhar sobre a vida,  sobre o amor e a tolerância....

Esse caso é pra você, Peterson, que vive ponderando sobre meus posts excessivamente feministas e que cobrou de mim um texto hoje mais cedo.

2 comentários:

  1. Srta. Wadhy,
    Senti-me impelido a ler o seu texto três vezes hoje e acredito que vou fazê-lo pelo menos mais duas vezes nas próximas horas. Só não comentei até agora porque também hoje tive aula e recebi minha nota de enfermagem.... Compreender? Não consegui muito, mas isso não impede meus recortes: Adorei (no sentido literário) a história. Viajei em pensamento até algum quintal escondido nesse imenso Brasil. Enxerguei-me dentro das cenas, até me imaginei em algumas delas. Tudo começa com simples descrições. É como se você, de alguma forma, nos tomasse pela mão e nos guiasse por entre o Pablo, a baixinha, a noiva, os ogros, as queridas. Depois você nos solta e aparece no meio de acontecimentos estáticos (que se repetem em todos os lugares, como no caso, os grupos de homens e mulheres) e então acontece algo que nos arranca daquilo que até então estava dentro do normal. Uma constatação que machuca: Não nos entendemos porque não fomos educados a nos entender. “homens não são mesmo criados para gostar de mulher... muitos não gostam de mulher”
    “da mesma forma, nós mulheres não fomos criadas para gostar do universo masculino”. Como encaixar isso em meus pensamentos? Sou eu um machista, um cego em potencial?
    E o final Srta. Wadhy? Um doce olhar sobre o seu próprio olhar... Muitos tentam isso uma vida inteira e não conseguem...
    Terminando: Que história é essa de “cobrar um texto”? Teria eu moral para cobrar algo de alguém? Eu senti falta de ler você e resolvi, com muito respeito e carinho, pedir...
    Agora é hora de agradecer...
    Muito obrigado pelo texto. Confesso que ganhei a quarta!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Seus comentários me emocionam porque me mostram um lado escondido de mim e de meus textos, lado que nem sempre percebo, nem ao mesmo quando escrevo. Você tem uma sensibilidade para ver além, adoro. Se é machista? Provavelmente, todos nós somos um pouco. Difícil não ser, já que sofremos grandes influências do meio. Mas não se preocupe com isso, porque nos transformamos a partir da consciência; é isso que tento fazer: mudar e evoluir.
    Grande abraço e obrigada!

    ResponderExcluir