quarta-feira, 15 de abril de 2015

Vamos fazer um contrato?



Foi você que abriu meus olhos pra essa forma de me relacionar com o outro, estabelecendo "contratos" de conduta com cláusulas bem delineadas. Penso, repenso e organizo: o que pode e o que não pode, as regras, as funções; e deixo tudo bem explícito para ser consultado por todos os envolvidos. Sim, eu comunico. "Combinado não sai caro", não é assim que dizem por aí?

Percebi que funciono bem assim, porque fica mais fácil quando a minha razão estabelece os parâmetros pro meu coração. Mas, é fato que esse meu jeito ainda gera conflitos - internos e externos. Internos, porque meu coração muitas vezes é teimoso e rebelde, não se submete facilmente. E porque tenho um forte gosto pela liberdade. E externos porque.... precisa falar?

Relacionar é, de certa forma, colocar o amor em prática. Tem gente que constrói comigo o contrato, linha por linha, e depois executa; outros, assinam ser ler e desviam do que foi combinado; e alguns burlam as regras mesmo cientes delas. Tudo isso faz parte, é o "risco do negócio", não é? As soluções têm sido humildade, tolerância, paciência e... amor. Venho praticando diariamente, num exercício constante em prol do bem-viver. Mas não é fácil.


Bom, quero celebrar com você um contrato. Eu, leonina com ascendente em peixes, mulher com os pés no chão e asas para voar, mente focada e imaginação nas nuvens, coração maior que o mundo. Você, sagitariano torto com jeito equilibrado de libra, cheio de sistemas próprios de conduta e com o coração sob as rédeas da razão. Um contrato de relacionamento com as cláusulas a seguir:
  1. Haverá amor além da amizade e amizade além do amor.
  2. Construiremos uma relação com base em três pilares: transparência, respeito e parceria. Porque sentimento não é pilar de nenhuma relação, é motivo. E só com essas estruturas é possível estabelecer uma convivência de harmonia, confiança, lealdade e cumplicidade.
  3. Exercitaremos diariamente o amor incondicional; não de forma tola e submissa, mas de forma verdadeira e grandiosa, acima dos conflitos e das expectativas. Amar o outro pelo que é, e não pelo que gostaríamos que fosse.
  4. Você poderá desfrutar de todo afeto que tenho pra dar, além de massagens nos pés e carinhos pelo corpo todo. Em troca, quero longas conversas e beijos apaixonados.
  5. Haverá conversas francas e, claro, silêncios sinceros (nunca omissos).
  6. Contaremos um com o outro, sempre.
  7. Abro mão de noites agitadas para curtir filme, jantar a dois, conversas, TV e jogos de tabuleiro; em troca, quero dias de trilhas,  esportes, passeios ao ar livre ou picnics nos parques da cidade. 
  8. As viagens acontecerão dentro do seu sistema e poderemos voltar no domingo de manhã para que possa começar a semana como gosta; em troca, você me cede algumas noites de quarta-feira, bem no meio da semana, para quebrar a rotina. 
  9. Ambos teremos vidas individuais, com o único compromisso de não quebrarmos a cláusula 2 deste contrato.
  10. O contrato se encerra automaticamente se as cláusulas 1 e 2 forem rompidas por qualquer uma das partes.
Se topar, basta assinar embaixo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário