quinta-feira, 9 de junho de 2011

As coisas do coração


Pegando embalo na música que marcou época, a Vivo fez um comercial fantástico em forma de clip. Assisti ontem e fiquei emocionada de verdade. Pode parecer sentimentalidades na véspera do chatíssimo Dia dos Namorados, mas não. "Eduardo e Mônica", por ter feito parte da minha adolescência,  tem um forte apelo emocional pra mim e mexe com minha subjetividade; ainda mais assim, com imagens carregadas de sentimento.

Depois de tanto tempo, adorei ouvir novamente a letra de uma música que conta a história de um casal, tão singular e, ao mesmo tempo, tão parecida com tantas outras histórias de amor. Um casal, que nada tinha para dar certo (por questões práticas e objetivas do dia-a-dia), superou obstáculos e segurou "a barra mais pesada que tiveram" para construir - contra todas as expectativas - uma longa vida feliz e conjunta, apostando no sentimento e na vontade de ficar juntos. É o contrário do que temos visto no mundo contemporâneo, de relações tão vulneráveis e tão frágeis. 

"Eduardo e Mônica" trouxe pra mim, dessa vez,  uma reflexão diferente. Talvez porque tenha escutado com ouvidos mais abertos ou esteja mais madura para entender o significado de "Eduardo e Mônica eram nada parecidos, ela era de Leão e ele tinha 16; ela fazia Medicina e falava alemão e ele ainda nas aulinhas de inglês...", ou talvez simplesmente porque se encaixa na minha subjetividade atual.... sei lá. Mas a verdade é que, mais do que nunca, "Eduardo e Mônica" trouxe, pra mim, uma lição de tolerância e respeito nas relações interpessoais; de superação, parceria e amor. E ser "tocada" por isso, me emocionando com o vídeo, foi uma das coisas mais deliciosas dos últimos meses.

Um comentário:

  1. Thais,
    Espero ansioso pela rotina de publicações. Confesso que também estou no buraco. Bordoadas nas provas finais. Mas tenho sobrevivido no limite. As vezes penso que deveria ficar só trabalhando com meus “torturadores“. Ah, não vou te encher com minhas lamúrias. O fato é que ontem o ponto alto da noite foi assistir ao clipe Eduardo e Monica. Depois da sua introdução, do convite delicioso, se tornou impossível não curtir e partilhar de tudo o que você escreveu. Sempre tênue, porém profunda... Superação e parceria... Hoje a impressão é que não somos nem parceiros de nós mesmos, quanto mais seres capazes de superar uma dificuldade tendo que respeitar uma pessoa diferente ao nosso lado. Realmente o casal é uma linda lição para o mundo. Obrigado, mais uma vez, por tudo e que o final de semana venha sem nada de trabalho e muita alegria. Abraços

    ResponderExcluir