terça-feira, 28 de setembro de 2010

Análise SWOT


Uma amiga postou uma frase no Facebook: "Todo mundo tem um ponto fraco. Você é o meu, por que não?". Conversamos sobre o assunto e então que eu assumi que você é meu ponto fraco. E é claro que a coisa não ia terminar por aí. Foram uma ou duas noites de insônia, eu pensando no meus pontos fracos e em um tanto de porquês.

No mundo empresarial, ponto fraco pode ser considerado como uma situação inadequada, uma incapacidade ou até mesmo uma fraqueza que proporciona à empresa uma desvantagem operacional ou competitiva no mundo dos negócios. Trata-se de uma variável controlável; afinal, você pode melhorar processos, ajustar a gestão, melhorar produtos ou serviços, utilizar novas tecnologias, se reposicionar no mercado.... dentre tantas outras ações que podem ser tomadas para neutralizar esses pontos.

No mundo das emoções é um pouco diferente; falta controle, clareza, objetividade. Isso significa que você é meu ponto fraco e que pouco posso fazer para neutralizar essa fraqueza. Me resta aceitar e tentar colocar uma pitada de razão nas decisões, ou controlar a minha postura, mas nem sempre dá. Aliás, plagiando de novo o Facebook da "bonitinha": "Há dias que eu planejo impressionar você, mas eu fiquei sem assunto." É isso que acontece quando a gente tenta racionalizar a voz do coração ou das emoções.

Bom.... como se não bastasse assumir (tamanha!) vulnerabilidade, fiquei (como marketóloga que sou) pensando no outro lado da moeda: os pontos fortes. E aí pensei que fraquezas, quando trabalhadas, podem virar forças... e que a relação entre ponto fraco e ponto forte é bem estreita e dialética.... blá blá blá.... Nessas horas, o pensamento oscila e me transporto, de novo, para o meu mundo interno....

Foi aí que percebi que é uma injustiça eu dizer que você é meu ponto fraco; que me desestabiliza, que joga no chão as minhas razões e que coloca a perder dias de reflexão objetiva. Sim, você é tudo isso. Mas posso dizer que você é também o meu ponto forte; me faz querer ser sempre uma pessoa melhor. Assumo: gosto mais de mim quando você está por perto.

Como diz Nando Reis: "as coisas lindas são mais lindas quando você está"...

2 comentários:

  1. Um texto grande!!! Já estava com saudades de algo assim!!! Didático e profundo...poucos sabem utilizar essa arte, aproveite!
    Mundo empresarial... a fraqueza “trata-se de uma variável controlável” Nao sei se em minha ingnorâcia captei corretamente, mas estou louco para utilizar a frase.
    Sobre os sentimentos...O ponto fraco se assumir como ponto forte e o outro tornar as coisas belas...Ficou incrivelmente maravilhoso. Mais uma vez, muito obrigado senhorita Wadhy

    ResponderExcluir
  2. Você lê meus textos com olhos cheios de sensiblidade. Obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir