quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mercado fonográfico


"Foram três anos para que Nando Reis lançasse um trabalho de inéditas, Drês, que acaba de chegar às lojas. O mais recente, até então, havia sido Sim e não. Mas mesmo que o álbum anterior não tenha tido lá muita repercussão, Nando Reis não saiu das rádios e das casas de show no período entre um disco e outro. A explicação é simples: um Luau MTV em 2007 com suas canções mais conhecidas, repertório que se assemelhava ao do MTV ao vivo, lançado apenas três anos antes. Bom cancionista, hitmaker que assinou músicas para Skank, Jota Quest, Cássia Eller, Cidade Negra e Marisa Monte, havia realmente necessidade de Nando Reis se repetir tanto?

Com a palavra, o próprio músico: 'Saí dos Titãs há seis anos, tive que consolidar uma carreira por meio de coisas que passam longe do olho do público. Montei um escritório como forma de expandir meu alcance no Brasil. Paralelamente a isso, em 2006, quando lancei um disco novo, foi extremamente frustrante. Foi ano de Copa do Mundo e eleição presidencial, o que afetou muito minha turnê. Ao mesmo tempo, recebi um convite para gravar um Luau. Esse projeto veio a calhar, pois gerou um disco bem-sucedido que trouxe outros dividendos, como turnês pelo Norte e Nordeste. Hoje, tenho que cuidar de um escritório, tenho que ganhar dinheiro, e adoro gravar ao vivo'.”
(extraído do site uai.com.br)


Ganhar dinheiro ou fazer só o que gosta? Sim, grandes talentos da música precisam ouvir o mercado e dançar conforme a música (trocadilho infame!) para consolidar suas carreiras. Muitas vezes, o que agrada ouvidos mais seletos não é o que vende ou o que o "grande público" gosta, certo? Quem percebe isso, acaba unindo o útil ao agradável... e acredito que foi isso que aconteceu com Nando Reis quando apostou no Luau MTV. Agora, ele pode lançar um disco com novas músicas (nem precisam ser tão comerciais!), pois as pessoas vão querer escutar por se tratar de Nando Reis.

Marcelo Camelo clamou por Ana Júlia, Zélia Duncan deitou nos lençóis do reggae! Vanessa da Mata desejou boa sorte depois de tanto ai, ai, ai. Isso os desmerecem enquanto grandes expoentes da música brasileira? Acho que não! Trata-se de estratégias para se promoverem no mercado. Depois de conhecidos, eles podem até se dar ao luxo de cantar para minorias.

Bom, isso foi uma provocação. Concordam?

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