Certa vez, um amigo me disse:
"É engraçado demais como as pessoas mudam com o tempo. É estranho ver que, às vezes, as pessoas mudam tanto, que influenciam até em sua aparência..."
É, as pessoas mudam sim. Mas não só elas mudam; nosso olhar sobre elas, fruto de nossas próprias transformações internas, também muda, e passamos a ver nas pessoas outros gestos, outras características e outras particularidades.
Com o amadurecimento (quando se busca, de fato, a evolução), passamos a enxergar as pessoas com outros olhos, muitas vezes mais brandos e mais livres de jugamentos e pré-concepções, ou mais generosos.
Quando tenho a impressão de que alguém mudou demais, geralmente me questiono: a pessoa realmente mudou tanto assim ou foi o meu olhar sobre ela que se transformou? Amadureci? Passei a vê-la de outra forma, a enxergá-la de fato com suas belezas e defeitos? É que acho que nossa forma de pensar e ver as coisas muda também contribui para essa percepção de que tudo ficou tão diferente.
Mudanças são positivas quando possibilitam que nos tornemos pessoas melhores. Tento buscar isso o tempo todo. Quando faço essa reflexão, vejo o quanto ainda sou imatura, pouco flexível, intolerante e perfeccionista (no sentido ruim da palavra); percebo o quanto preciso me transformar, amadurecer, ser uma pessoa melhor, mais humana, mais livre, mais relaxada e mais generosa comigo mesma.
Só espero que minha caminhada nessa vida seja sempre iluminada por Deus. Não esse Deus da religião, mas o Deus que vive nos bastidores do teatro da vida, o Deus perfeito e generoso que nada de assemelha à figura do Deus humano que as pessoas insistem em pintar. Que, iluminada por sua luz e sua verdade, eu consiga enxergar meus caminhos e conduzir meus passos rumo a uma vida melhor e mais plena. Que consiga sempre ver as pessoas com os olhos do coração e da humildade. Que tenha sabedoria para fazer as escolhas que precisam ser feitas.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário